da Folha Online
da France Presse
A FIA confirmou que o acidente do brasileiro Nelsinho Piquet, no GP de Cingapura de F-1 do ano passado foi proposital e decidiu punir a Renault com dois anos de suspensão da F-1. Já o ex-chefe da escuderia, Flavio Briatore, foi banido da F-1.
- Escândalo não irá interferir no GP de Cingapura, diz ministro
- Piquet tenta quebrar contrato com Briatore
- Piquet diz que já havia avisado a FIA sobre suposta armação
- Entenda o caso do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de F-1
O próprio Nelsinho e seu pai, o tricampeão mundial Nelson Piquet, disseram em depoimento à FIA que o acidente foi premeditado por Briatore, e pelo então engenheiro chefe, Pat Symonds, para favorecer Fernando Alonso, que venceu a prova.
Como estava previsto nesta segunda-feira, Nelsinho Piquet e Alonso, além do presidente da Renault F-1, Bernard Rey, compareceram ao Conselho Mundial.
Briatore e Symonds já se desligaram oficialmente do time francês. Dessa forma, a Renault havia anunciado que não iria contestar as acusações de que a dupla tinha orientado Nelsinho a sofrer o acidente em Cingapura.
Segundo o depoimento, Nelsinho foi orientado por Symonds a bater entre as voltas 13 e 14 da prova, na curva 17, um local que obrigaria a entrada do safety car na pista. A entrada do carro de segurança naquele momento acabou permitindo a Alonso assumir a liderança da prova e conquistar uma surpreendente vitória.
A versão de Nelsinho chegou a ser contestada por Briatore, que entrou na Justiça contra o piloto e seu pai. O dirigente italiano acusa os integrantes da família Piquet de falsas denúncias e tentativa de chantagem.
Em seu depoimento, Nelsinho citou apenas os nomes de Briatore e Symonds como pessoas que sabiam da armação. Mas, segundo o jornal catalão “Sport”, Nelson Piquet apresentou uma versão diferente à FIA. O tricampeão mundial acusou Alonso de também saber do pedido dos chefes da equipe a Nelsinho. O espanhol negou conhecer a suposta armação.
Leia mais sobre Esporte
- Carlos Alberto diz que Vasco ainda não pensa no título da Série B
- Técnico Tite descarta mudança tática no time do Internacional
Especial
- Leia mais sobre automobilismo no blog de Fábio Seixas
- Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
No comments:
Post a Comment