Desde que criaram o buscador Google, Larry e Sergey passaram por muitas mudanças em suas vidas; ao fundarem a Google inc, a Google atraiu capital e começaram as grandes aquisições.
Os maiores e melhores serviços da Google, em minha modesta opinião são os webservices comprados de terceiros: Orkut, Youtube e Blogspot. São eles que tem mais usuários, são os mais procurados.
Apesar da Google ter criado o buscador perfeito, um sistema de busca que revolucionou esse tipo de serviço na internet, depois disso sofreram alguns fracassos.
Veja os maiores fracassos da Google segundo a PCworld de 23 de maio de 2008.
Google Acelerator – Deveria aumentar a velocidade de navegação na Web.
Google Answers – Cobrava para se obter respostas por este sistema. Provando que nem tudo o que fez sucesso na Yahoo, fez na google.
Google Videos – O sistema não era de todo ruim, mas o Youtube fazia tanto sucesso que a Google foi obrigada a comprar o concorrente.
Google x – Talvez até pelo nome, essa página de busca, redesenhada, lembrava a interface do DOC do Mac.
Uma das grandes vantagens da Google é o fato de os blogueiros do mundo inteiro, adeptos da democracia do buscador da Google, serem seus principais divulgadores. Basta que a Google faça um gesto de mudança ou criação, para que todo o mundo se volte para ela.
O Orkut por exemplo, estava totalmente esquecido, ofuscado pelos dois gigantes emergentes, o segundo sistema a ser considerado perfeito da Twitter e a nova queridinha da internet a Facebook. O crescimento vertiginoso da Twitter forçou a Facebook a se mexer, o Orkut, quem diria, saiu do anonimato e fez uma mudança geral.
A idéia de só aceitar usuários por convites, já usado no início, pode ser uma estratégia furada. Eu, particularmente, acredito que se era para criar uma mudança geral, deveriam ter mudado tudo, começando pelo nome.
Essa idéia de convite, passa a sensação de que vai começar tudo de novo. Além disso, alguns elementos que não combinam com WEB 2.0 são: Cadastro longo, comunidade fechada, site pago.
É preciso estar atento para as ferramentas do Facebook, para saber onde o Orkut parou e o Facebook começou.
Hoje, todo mundo tem algum tipo de página, blog ou microblog, ferramentas de RSS são fundamentais, eu já escrevi sobre isso, sites sem essas funcionalidades, não tem a menor chance no mercado.
Um blog dá independência ao internauta, nele, somos donos de nosso próprio nariz. É, em alguns casos, melhor do que ter um site.
Um Bookmark, dentro de uma rede, é um luxo só; a Facebook se dá ao luxo de integrar várias ferramentas, fica meio complicado, difícil de navegar, mas a “incubadora” é perfeita, além de opcional.
By Jânio
No comments:
Post a Comment