Tuesday, November 10, 2009

La Ruta de los Conquistadores 2009

Começa quarta-feira (11) a Rota dos Conquistadores 2009. A prova pioneira no mundo em maratonas de vários dias inspirou, entre outras, a Cape Epic, a Trasnrockies e a Transalp mas devido a administração fraudulenta, quase tem suas portas fechadas para o mundo. Um rombo de aproximadamente 235 milhões de colones ou R$ 700.000,00 tirou o sono dos donos do evento que estão ao mesmo tempo processando antigos funcionários e brigando com a Federação de Ciclismo da Costa Rica por uma outra pá de questões.

Em meio a toda essa turbulência mais de 200 atletas desembarcaram na Costa Rica para, em 4 dias, cruzar o país do Pacífico ao Atlântico numa das mais duras provas de MTB do mundo.

Até 2005, em 12 anos de história, apenas atletas costarriquenhos haviam vencido a prova. Naquele ano ninguém menos que Thomas Frischknecht levou o título mas ao final do primeiro dia disse “foi o dia de corrida mais duro da minha vida”. No ano seguinte Frischknecht foi “apenas” o décimo. Suas palavras antes da prova foram: Ao longo dos meses após La Ruta eu esqueci o quanto ela é dura… é a única explicação para eu estar aqui denovo. Tenho boas lembranças do ano passado mas tenho que confessar que estou um pouco assustado. Talvez por isso eu esteja aqui, porque é um desafio pessoal.

Em 2006 o colombiano Hector Paez Leon venceu e a prova ainda teve o Italiano Marzio Deho (5) e os americanos Tinker Juarez (6) e Adam Craig (7) comendo poeira dos locais Andrei Amador (2), Federico Ramirez (3) e Deiver Benavides (4).

2007 e 2008 foram dominados por Federico Ramirez. Ano passado tivemos a participação de Mario Roma que ficou em 15º e escreveu pra Bike Action, se não me engano.

É isso aí. Quem quiser sentir o gostinho da brincadeira pode se inscrever para um, dois ou três dias. Recebe kit mas não ganha medalha. As inscrições para 2010 já estão abertas.

Quem quiser ainda tem os arquivos para google earth aqui.

Vídeos

No comments:

Post a Comment